Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

21/10
Dada a largada para plantio de Soja

Dada a largada para plantio de Soja

Foi dada a largada no plantio de soja safra 2015/2016. Os produtores da região de abrangência da Cotrisoja iniciaram nesta semana o plantio da cultura mais importante do agronegócio nacional.

Conforme o Gerente da Unidade Regional de Tapera e Coordenador do Depagro Gerson Kuffel, o tempo firme dos últimos dias favoreceu o início do plantio. “Com alguns dias sem a presença de chuvas, estamos iniciando o plantio em condições favoráveis para o bom estabelecimento e germinação das sementes. Temos umidade suficiente no solo para uma ótima germinação e a plantadeira está efetuando um ótimo trabalho.”

De acordo com especialistas, no território brasileiro, o fenômeno traz aumento de temperatura e tendência de chuvas acima da média, especialmente no Sul e Centro-oeste, onde está a maior parte da safra de grãos. Sob a influência do El Niño, Brasil e Argentina devem elevar sua produção no ciclo 2015/2016 e somar 116 milhões de toneladas.

“Estávamos ansiosos para este começo onde se imagina um cenário de previsões de chuvas dentro da media e até com chuvas além da media por ser um ano de EL Ninõ. Com a plantadeira bem regulada para as sementes e os fertilizantes temos que ter a paciência de plantar, com calma dentro da velocidade de plantio adequada entre quatro a 6 km/h para uma boa distribuição das sementes. Já no fertilizante, sendo este o insumo mais caro da lavoura temos que ter cautela usando sempre o necessário para obter a produção esperada e contar com uma boa recomendação técnica e um produto de boa qualidade. Que o tempo nos deixe plantar dentro da época preferencial e ocorra tudo dentro do normal com o clima e que lá no final tenhamos uma boa colheita,” explica Gerson.

As primeiras estimativas divulgadas pela Emater e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safra 2015/2016 indicam a manutenção da tendência dos últimos anos de incremento da área plantada de soja. A Emater projeta um aumento de 165 mil hectares, sendo que 80 mil hectares devem estar concentrados na Metade Sul do território, totalizando mais de 5,4 milhões de hectares. A Conab divulgou seu primeiro levantamento para as culturas de verão na última sexta-feira, prevendo uma evolução entre 1% e 2,5% na comparação com a área plantada no ano passando, ocupando, agora, 5,3 milhões de hectares.

DSCF7204