Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

17/05
Custos de Produção apresentam deflação em 2016, aponta Farsul

Custos de Produção apresentam deflação em 2016, aponta Farsul

A sazonalidade dos preços dos fertilizantes e a taxa de câmbio resultaram na terceira queda consecutiva do Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP). O indicador fechou o mês de abril em -1,02%. O acumulado do ano está em -0,75%. Já o Índice de Inflação dos Preços Recebidos apresenta uma alta de 3,99% puxada por Milho e Soja, que aumentaram 17% e 4% respectivamente. As informações estão no relatório dos Índices de Inflação dos Custos de Produção e da Receita dos Produtores do RS, referente ao mês de abril, produzidos pela Assessoria Econômica do Sistema Farsul.

Em 2016, os fertilizantes apresentam uma queda superior a 13%. Essa redução é sazonal e tem, historicamente, no mês de maio sua maior baixa que foi acentuada com a apreciação do Real dos últimos meses. Em seu relatório de final de ano, a Farsul já havia indicado que este é o melhor período para a compra de fertilizantes. Porém, a retração nos preços não ocorre em todos os insumos, os químicos mantêm alta.

Mesmo com o aumento nos preços recebidos pelos produtores, ele foi inferior ao do praticado nas prateleiras neste ano. Enquanto o IPCA Alimentos acumula alta de 5,79%, o IIPR está em 0,3%. Nos últimos 12 meses o IIPR atinge 22,79%, enquanto o IPCA Alimentos chega a 13,38%. O que demonstra, mais uma vez, a falta de relação entre as altas aos consumidores e o valor recebido pelos produtores.

Fonte: Notícias Agrícolas