Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

11/04
Cotrisoja realiza campanha de vacinação contra a gripe

Cotrisoja realiza campanha de vacinação contra a gripe

IMG_6127

Com o objetivo de auxiliar na promoção de uma melhor qualidade de vida a colaboradores, associados e familiares, a Cotrisoja realizou na última sexta-feira (08), mais uma edição da campanha de vacinação.

A campanha é uma iniciativa consolidada que ocorre todos os anos na Cooperativa. Conforme o Ministério da Saúde, a vacina contra a gripe é mundialmente considerada a maneira mais eficaz de se prevenir contra a doença.

De acordo com a Coordenadora de Gestão e Controle Gabriela Kirst, a campanha tem como foco contribuir para qualidade de vida do nosso quadro de colaboradores, associados e seus familiares. “É de extrema importância vacinar-se contra a gripe por ela ser altamente contagiosa, na sexta-feira mais de 600 pessoas foram imunizadas”.
Cuidar da saúde dos colaboradores é preservar valores éticos e de responsabilidade social, por isso a Cotrisoja realiza ações de conscientização e prevenção constantemente.

Saiba Mais

Até o momento, foram registrados 444 casos de síndrome aguda respiratória grave por Influenza A (H1N1) em todo o Brasil, sendo 71 mortes, de acordo com o Ministério da Saúde. O maior número de casos foi registrado em São Paulo, com 55 óbitos. A síndrome se caracteriza por febre, tosse e desconforto respiratório. No ano passado inteiro, foram 36 mortes pela gripe A H1N1 no país.

Quais são os tipos de vacina de gripe?
A vacina trivalente contra a gripe protege contra a Influenza A H1N1, Influenza A H3N2, e a Influenza B (subtipo Brisbane). A tetravalente protege, além dos três tipos de gripe da trivalente, contra o subtipo Phuket da Influenza B.

Para quem são indicadas as vacinas contra a gripe?
Estão indicadas para todas as pessoas, exceto para bebês com menos de 6 meses de idade. Dependendo do fabricante da vacina, um dos tipos da tetravalente só pode ser dado para crianças maiores de 3 anos de idade. A Trivalente pode ser dada para todos acima de 6 meses. Crianças de 6 meses a 1 ano tem que tomar duas doses com intervalo de 1 mês.

Qual é a vacina oferecida pelo SUS?
A vacina oferecida pelo SUS nos postos de saúde e centros de vacinação é a trivalente.

E a vacina da clínica particular?
Clínicas particulares costumam oferecer, além da vacina trivalente, a vacina tetravalente. Essa vacina também pode ser chamada de quadrivalente.

Quanto tempo leva para a vacina fazer efeito?
Uma média de 2 a 3 semanas.
Quem está com febre pode tomar a vacina? E quem está tomando antibiótico?
 
Recomenda-se que as pessoas com febre aguardem a resolução do processo para receber a vacina. Quem está tomando antibiótico deve conversar com seu médico e seguir as orientações específicas para cada um.
 
Quais as contraindicações para a vacina?
 As pessoas com alergia comprovada e importante ao ovo não devem receber a vacina. Quem está com imunodepressão, natural ou medicamentosa, deve receber orientações específicas do próprio médico.
 
Vacina da gripe dá gripe?
 NÃO. A vacina é composta por fragmentos dos vírus ou por vírus mortos e por isso não dá gripe. Ocorre que como a vacina é aplicada numa época em que há muitos vírus circulando, as pessoas ficam mesmo mais gripadas. Mas certamente por outros vírus que não os contidos na vacina.

Quem tem prioridade para se vacinar gratuitamente?
– Crianças de 6 meses a menores de 5 anos;
– Gestantes;
– Trabalhador de saúde;
– Povos indígenas;
– Indivíduos com 60 anos ou mais de idade;
– População privada de liberdade;
– Funcionários do sistema prisional;
– Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis;
– Pessoas portadoras de outras condições clínicas especiais (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias).

Mais informações podem ser obtidas no site do Ministério da Saúde

DSCF9113

DSCF9115

IMG_6124

IMG_6126

IMG_6136

IMG_6138

IMG_6143

DSCF9119