Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

18/10
Cotrisoja participa do 5º Encontro de Presidentes e Executivos de Cooperativas em Nova Petrópolis

Cotrisoja participa do 5º Encontro de Presidentes e Executivos de Cooperativas em Nova Petrópolis

Com o expressivo número de 365 participantes aconteceu na tarde do dia 05 de outubro no Centro de Eventos de Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, a abertura do 5º Encontro de Presidentes e Executivos de Cooperativas (Epecoop), com a proposta de debater a intercooperação e estratégias conjuntas de desenvolvimento das cooperativas gaúchas. A cerimônia inicial levou ao palco o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, o diretor-secretário da Ocergs, Paulo Pires, o representante do governo do Estado e secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto e o representante do Sistema OCB/Sescoop, superintendente Renato Nóbile. O diretor comercial, Delcio José Carlotto, particpou do evento representando a Cotrisoja.

Vergilio Perius saudou a presença dos cooperativistas e salientou que o tema de trabalho proposto para o evento, a Intercooperação, não é apenas o sexto princípio cooperativista, mas também um anseio expressado pelos participantes do XVII Seminário Gaúcho do Cooperativismo, realizado em 2016 na cidade de Gramado, de que o Sistema cooperativista trouxesse esse relevante tema para o centro dos debates.

A programação disponibilizada aos participantes teve como objetivo discutir o papel da intercooperação no desenvolvimento do cooperativismo gaúcho, em um evento dirigido aos presidentes e executivos das cooperativas. Após a abertura do evento, os presentes assistiram à palestra de Scott Taylor, professor de Comportamento Organizacional na Babson College (Estados Unidos) e pesquisador do Laboratório de Pesquisa de Coaching da Case Western Reserve University.

Após a palestra do professor norte-americano, foram apresentados os cases de intercooperação das cooperativas da Cooperativa Central de Leite Ltda. (CCGL), Redeagro, Confederação Sicredi, Unimed Central de Serviços, Fecoergs, Nova Aliança e Rede Transporte, com debate por seus representantes sobre as estratégias de intercooperação. Como última atividade do dia, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para analisar e propor novas estratégias de cooperação entre as cooperativas gaúchas. Os temas propostos foram Compras em Comum (Varejo), Compras em Comum (Medicamentos), Vendas em Comum, Transporte e Logística, Industrialização em Comum, Compartilhamento de Soluções Tecnológicas e Prestação de Serviços.

O grupo de Vendas em Comum foi coordenado pelo presidente da FecoAgro/RS e diretor-secretário da Ocergs, Paulo Pires. Entre os participantes estariam as cooperativas Cotrisoja, Cotribá, Cotrijal, Coagrisol, com convite estendido às cooperativas Cotriel, Cotrisal e outras interessadas.

O presidente do conselho de administração da Cotrisoja, Adriano Borghetti, destacou a importância da relação entra a Cooperativa Agrícola e a Central Gaúcha Ltda: “A CCGL é uma central e nós fizemos parte desse grupo de cooperativas associadas a essa central que, com certeza, nos traz muitos benefícios. Nós temos integração de informações, de associados e de presidentes. Através de reuniões importantíssimas buscando o melhor para os produtores e para as cooperativas. Quando alcançamos um resultado positivo, realizamos a divisão destas sobras e é esta a essência do cooperativismo. Ficamos muito felizes em fazer parte desse grupo de cooperativas associadas a CCGL”.