Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

01/04
Cotrisoja inicia campanha de vacinação

Cotrisoja inicia campanha de vacinação

A Cotrisoja, em parceria com a Imunijuí, realiza de 02 a 15 de abril a comercialização de vacinas da Campanha de Vacinação contra a Gripe.

Podem adquirir a dose da vacina, ao valor de R$55,00, associados, profissionais e seus dependentes. A aplicação das doses será divulgada no dia 16 de abril.

Para garantir a vacina é preciso comparecer na Unidade de Atendimento mais próxima e solicitar a encomenda.

Imunização Gratuita

No Estado este ano a mobilização para vacinação gratuita inicia mais cedo. Do dia 10 até 18 de abril a campanha será direcionada a gestantes e crianças na faixa etária dos 6 meses a 6 anos de idade. A partir do dia 22 os demais grupos como pessoas acima de 60 anos, professores e doentes crônicos passam a ser imunizados.

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibilizará apenas a vacina que protege contra três tipos de vírus Influenza, e somente para o público-alvo. Já a rede particular terá disponível a vacina contra quatro tipos de gripe, liberada para todos os públicos.

Saiba Mais

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendências a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após o contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. Existem três tipos de vírus influenza sazonais: influenza A, B e C. Atualmente, a influenza A (H1N1), A (H3N2) e B são os subtipos sazonais em circulação. O vírus pode causar infecção branda a grave, inclusive o óbito.

Além da vacinação, a população em geral deve adotar medidas de prevenção e controle para reduzir o risco de adquirir ou transmitir doenças de transmissão respiratória, como: lavar sempre as mãos; evitar locais com aglomeração de pessoas; cobrir a boca ao tossir ou espirrar, utilizar álcool gel nas mãos e, caso julgue necessário, utilizar máscaras de proteção.