Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

05/11
Cotrisoja e Sindicato Rural promovem palestra sobre o CAR

Cotrisoja e Sindicato Rural promovem palestra sobre o CAR

Em parceria com o Sindicato Rural de Tapera e Selbach, a Cotrisoja promoveu nos dias 03 e 04 de novembro, palestras sobre o CAR (Cadastro Ambiental Rural), que foram ministradas pelo Engenheiro Florestal Elon Davi Jaguszewski. Os encontros aconteceram na Afuco em Tapera e no Sport Clube Guarany, em Linha Floresta, Selbach.

De acordo com Elon, o CAR é um cadastro eletrônico que deve conter os dados básicos das propriedades rurais. É obrigatório a todas as propriedades e posses rurais, compondo dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico. Os dados do CAR farão parte do SINCAR (Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural), que ficará sob responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, do Ministério do Meio Ambiente e do Ibama. “O cadastro facilitará a vida do proprietário rural na obtenção de licenças ambientais, pois a comprovação da regularidade da propriedade acontecerá por meio da inscrição e aprovação do CAR. Com isso, não haverá mais a necessidade de procedimentos anteriormente obrigatórios, como a averbação em matrícula da Reserva Legal no interior das propriedades. Todo o procedimento para essa regularização poderá ser feito pela internet.”

O governo federal estendeu até 05 de maio de 2016 o prazo para a inclusão de imóveis no Cadastro Ambiental Rural (CAR). A inscrição é condição necessária para que os imóveis façam parte do Programa de Regularização Ambiental (PRA). Isso dará início ao processo de recuperação ambiental de áreas degradadas dentro dos terrenos, conforme prevê a Lei 12.651, de 2012, a chamada Lei Florestal. Para a realização da inscrição são necessários os documentos de matrícula do imóvel e cópia da carteira de identidade e CPF do proprietário ou possuidor do imóvel.
Por meio do sistema eletrônico do CAR, são identificadas em todos os imóveis rurais do país três áreas específicas: Áreas de Preservação Permanente; Áreas de Reserva Legal; e Áreas de Uso Restrito.
O cadastro permite, assim, o conhecimento efetivo do passivo ambiental (o que deve ser recuperado) e o ativo florestal. O produtor que não estiver cadastrado não terá acesso a políticas públicas, como crédito rural, linhas de financiamento e isenção de impostos para insumos e equipamentos.

O associado Gilberto Luis Schwade, de Linha Floresta comenta a importância do assunto discutido na palestra. “É muito importante participar das palestras que a Cotrisoja proporciona para nós associados. Tínhamos muitas dúvidas em relação ao CAR, e durante a palestra pudemos sanar muitas delas. Além das vantagens, prazo e documentos necessários, percebemos a impotância de termos alguém competente e comprometido nos auxiliando na realização do cadastro.”
Dúvidas ainda podem ser esclarecidas em órgãos oficias como a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, SENAR, EMATER, Sindicato Rural e Secretarias Municipais de Meio Ambiente.

DSCF7330

DSCF7338

DSCF7343