Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

06/10
Cotrisoja e entidades parceiras realizam Dia de Campo em Quinze de Novembro

Cotrisoja e entidades parceiras realizam Dia de Campo em Quinze de Novembro

A Cotrisoja sempre em busca de novas tecnologias que possibilitem a geração de renda nas propriedades, realizou, em parceria com empresas e entidades, um Dia de Campo voltado à produção de pré-secado e silagem, a partir do trigo da variedade Energia I.

Difundir novas tecnologias entre os produtores de leite da região do município de Quinze Novembro. De acordo com o gerente das unidades de Quinze de Novembro e Santa Clara do Ingaí, Dionis Bettcher, este foi o objetivo do evento que aconteceu na propriedade da família Scheffler, localizada na VRS824 km09: “O principal intuito de hoje foi divulgar as tecnologias em termos de silagem para os produtores de leite aqui da região.”

O coordenador do departamento técnico-agrícola, Gustavo Bonatto, comenta sobre a importância do cultivo de trigo: A cultura de inverno passou por vários fatores negativos de clima, mas não podemos deixar de fomentar o trigo que é tão importante para nossa região e para o nosso país. Realizamos o Dia de Campo pensando em apresentar aos produtores, novas tecnologias e informações voltadas mais especificamente para os produtores de gado de leite. Apresentamos para o nosso público um belo material, com uma sanidade boa e uma ótima qualidade de silagem. Isto consequentemente vai aumentar a rentabilidade do produtor”.

Além das empresas Biosoja, Biotrigo e Yara Fertilizantes, o evento realizado pela Cooperativa contou com o apoio da Administração Municipal e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quinze de Novembro e Emater, entidade representada no evento por seu presidente, Clair Kunh: “A Emater busca todas as tecnologias possíveis para serem disseminadas em todos os recantos do Estado e aqui em Quinze de Novembro não poderia ser diferente. Nosso objetivo é difundir as tecnologias apresentadas pelos nossos parceiros e neste sentido a Cotrisoja está sendo uma grande parceira na nossa região. Foi um Dia de Campo muito bom, produtivo. Este é o papel da nossa instituição: buscar algo que possa agregar renda. Hoje foi uma grande oportunidade para os produtores repensarem para melhor em suas propriedades.”

O associado Alberto Scheffler comenta que esta é a primeira vez que a família cede a propriedade para a realização de um evento técnico: A parceria com a Cooperativa vem para somar esforços com o associado. Estou satisfeito com a realização do evento.” “A família Scheffler abriu as portas da propriedade possibilitando que realizássemos este trabalho, sempre seguindo as orientações técnicas do material Energia. Toda a equipe envolvida no trabalho está de parabéns, mas principalmente esta família que nos deu o suporte necessário”, destacou o engenheiro agrônomo Gerson Schiavo.

Roberli Gilser, associado Cotrisoja finaliza dizendo que a parceria com a cooperativa tem oportunizado bons resultados aos produtores daquela região. “É interessante estarmos informados sobre as novas tecnologias e estas que a Cooperativa vem apresentando, estão trazendo resultados positivos para nós. A Cotrisoja está somando para a nossa região, esta trazendo novidades e auxiliando o produtor.”