Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

19/06
Conscientização e muita tietagem marcaram a terceira edição do Sustentabilidade. Eu Curto!

Conscientização e muita tietagem marcaram a terceira edição do Sustentabilidade. Eu Curto!

A participação recorde de alunos no evento, superou as expectativas dos organizadores.

O Sustentabilidade. Eu Curto!, promovido pela Cooperativa Cotrisoja pelo terceiro ano consecutivo, se consolida na região como evento referência sobre desenvolvimento sustentável. Participaram mais de 1.400 jovens, de 6º a 9º anos, de 24 escolas da área de atuação de Cooperativa. No palco, nomes conhecidos nacionalmente, como o palestrante Dalmir Sant’Anna e o cantor Luis Henrique Schltz, destaque na ultima temporada do The Voice Kids.

O presidente do conselho de administração, José Gilberto Seibel, destacou a importância do evento para a Cooperativa: “Foi uma satisfação muito grande ver todo aquele público presente, uma vez que, a cada ano, o objetivo principal é sensibilizar os estudantes para as questões de cooperação e de preservação dos recursos naturais. Tenho certeza de que aqueles que participaram, voltaram para casa, levando informações que poderão ser aplicadas na família, no município, nas comunidades, com o intuito de desenvolver, produzir e cuidar do meio ambiente. Ficamos extremamente contentes e agradecidos com a participação de tantos jovens, Prefeitos, Secretários e também com os palestrantes que deixaram mensagens importantes para os jovens”.

Palestrante conhecido nacionalmente, Dalmir Santana usou mágica para falar sobre sustentabilidade: “Realmente precisamos de uma grande mágica para envolver, para cativar e para chamar a a tenção dos jovens para um tema tão relevante, chamado sustentabilidade. É importante destacar que a sustentabilidade começa com os nossos atos, nossas ações dentro de casa, onde melhoramos o nosso relacionamento, onde praticamos o diálogo, onde agimos. A sustentabilidade é formada por ações, é agir diante de um mercado cada vez mais desafiador, diante de um cenário de grandes transformações. Este é um grande compromisso, mostrar que o jovem precisa viver este presente, mas com o olhar para o futuro”.

Representantes dos municípios visitantes, também falaram sobre o papel do evento na conscientização dos jovens quanto a preservação dos recursos naturais:

Natália Wilhelmsen – Secretária de Educação de Victor Graeff “Um evento destes, com certeza nos proporciona muito aprendizado. Sempre trazendo os nossos alunos e saímos com uma bagagem maior de conhecimento”.

Dionísio Wagner – Prefeito de Lagoa dos Três Cantos “Com certeza é uma iniciativa importante. O nosso município, o nosso Estado, o nosso país e a nossa Cotrisoja, todos estamos nas mãos dos jovens, é nosso dever incentivar e orientar esta geração”.

Maria Regina Salvadori – Secretária de Educação Tapera“Acredito que a Cotrisoja já está fazendo a sua parte, proporcionando aos jovens um momento especial onde eles têm a oportunidade de ouvir a uma palestra maravilhosa, que remete a reflexão sobre o tema sustentabilidade e sobre as atitudes que eles, como cidadãos, podem ter para contribuir com a comunidade e com o meio ambiente”.

Stelamaris Gobbi – Vice-Prefeita de Selbach “É um prazer trazer os alunos de Selbach para este evento, uma vez que é um tema que abrange muitas formas de vivencia e também de aproveitamento do todo. Precisamos mesmo fazer esta conscientização de convivência, não só com o meio mas também com o outro. E as palestras, até então ministradas nos encontros promovidos pela Cotrisoja, levaram a isto. É uma demostração do comprometimento da Cooperativa com toda a comunidade regional”.

Volmar Kuhn – Prefeito de Tapera “Este evento é um belo trabalho que a Cotrisoja vem desenvolvendo a cada ano. A Cooperativa não preocupada apenas em realizar a parte financeira, a parte de insumos do produtor, mas também em apresentar questões relevantes sobre a sustentabilidade. Que tenhamos este compromisso de conscientizar os jovens a cuidar e a manter o planeta. São eles que irão nos representar no futuro e nada mais certo do que prepararmos eles para isto”.

Joice Filippin – Secretária de Meio Ambiente de Quinze de Novembro“Eventos como este são, na minha opinião, a melhor forma de entendimento para as crianças e os jovens. A sustentabilidade depende da união, de todos os entes, sejam eles municipais ou federias. Dentro dos municípios temos que trabalhar com a Cooperativa, com as prefeituras, com as escolas, enfim, com todas as entidades possíveis para que se unam forças na conscientização de todos”.

O evento encerrou com o show do cantor Luis Henrique Schultz, que embalou a plateia com canções do sertanejo pop atual. O taperense de apenas 16 anos, conquistou fama nacional após ficar entre os finalistas da ultima temporada do programa The Voice Kids. Carismático e atencioso, o artista falou sobre sua participação no evento: “Estou muito feliz em estar aqui, recebendo tanto carinho na minha terra natal, principalmente em um evento que tem como tema um assunto tão importante quanto a sustentabilidade”.