Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

23/01
Conhecendo nossas unidades – Selbach

Conhecendo nossas unidades – Selbach

No início das atividades/operações de recebimento de produtos, os produtores associados de Selbach/RS necessariamente deviam entregar o produto em Tapera/RS, na sede, devido à inexistência de local para receber e armazenar o produto colhido. A Cooperativa, com sede em Tapera/RS, ainda não havia colocado à disposição do associado residente em Selbach/RS um local apropriado e mais próximo da propriedade para que ele pudesse depositar seu produto e assim diminuir o custo do frete, o tempo de deslocamento e de espera para a descarga que estava concentrada apenas na sede da empresa em Tapera/RS.

Portanto, os associados daquela região insistiram e sugeriram que fosse adquirido um terreno para a construção de armazéns. Então, para isso, foi aprovada a compra de uma área naquele município para construção de silo para funcionamento da filial.

Muitos agricultores narram fatos que, na subida do cemitério de Tapera/RS, vindo de Selbach/RS pela estrada velha, ainda sem calçamento e asfalto, tiveram de buscar auxílio para chegar ao topo, pois a máquina que puxava o carretão supercarregado de produto, não dispunha de força suficiente. Era preciso aproveitar a viagem e o tempo, carregando, portanto, além da capacidade de força do trator. Outros contam que muitas vezes o carretão (reboque) carregado se desprendia do trator ou ao subir ou a descer e era aquela correria. Era estrada de chão produzindo solavancos que faziam saltar a cavilha que engatava o cabeçalho do carretão. Muitos depoimentos afirmam que, nos primeiros anos de funcionamento da filial de Selbach, a fila para descarregar se estendia da Cooperativa até o trevo que vai para Colorado, Av. 25 de Julho. “Era um verdadeiro “sacrifício” para descarregar…”

E quando o silo estava completamente cheio, era feita uma parede de produto ensacado para armazenar o produto a granel que era entregue e era depositado a céu aberto com auxílio de uma carregadeira, no pátio. Isso também aconteceu em Tapera.

A justificativa para solicitação insistente e decisão era que o município de Selbach/RS, naquele momento, mesmo com área menor, apresentava números maiores que Tapera quanto à produção e movimentação de produto.

Em conversa com vários produtores/associados e depoimentos de outras pessoas ligadas ao agronegócio, outro forte argumento era de que os selbachenses tinham um comportamento e uma cultura mais cooperativista, sem desqualificar qualquer outra área de abrangência da Cooperativa Tritícola Taperense Ltda. e também, em alguns momentos, maior movimentação de produtos, comparando Tapera, sede, e Selbach/RS, filial. Por isso a insistência para a realização de investimentos também naquele município.

Assim como aconteceu em Tapera, o “buraco” para o primeiro silo e primeira balança instalada em Selbach foi cavado a picão, picareta e enxadão pelos funcionários e associados.

Em 01 de novembro de 1975 acontece a inauguração do Supermercado e da Loja em Selbach/RS.

Em 1978 a filial de Selbach foi contemplada com a construção de um armazém de 1.485 m² para depósito de insumos.

Por ocasião do recebimento da safra de soja de 1983 foi inaugurada a primeira balança eletrônica da filial 01 de Selbach/RS.
O gerente Marcelo Marangon diz que:

“Hoje, a filial de Selbach é responsável por atender uma rica região povoada por agricultores que vivem o sistema cooperativista,
gerando progresso e desenvolvimento para o município, para as famílias dos associados, prestando uma assistência técnica agrícola e veterinária de qualidade e permanente. Ela também oferece produtos para as atividades cotidianas das propriedades, insumos para a lavoura e pecuária leiteira em suas Lojas Agropecuárias e venda de insumos.

De acordo com o gerente, hoje, a unidade conta com uma capacidade de armazenagem de 536 mil sacos de grãos.