Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

21/03
Colheita da soja no RS é aberta oficialmente em lavoura de Tupanciretã

Colheita da soja no RS é aberta oficialmente em lavoura de Tupanciretã

Na tarde desta sexta-feira, 18, aconteceu a Abertura Oficial da Colheita da Soja, em Tupanciretã. O Governador do Estado, José Ivo Sartori, e o Secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, participaram da solenidade. De acordo com levantamento da Conab o Rio Grande do Sul semeou 5,44 milhões de hectares na atual safra, representando aumento de 3,7% em relação a anterior. A Emater estima que o Estado deverá ter uma produtividade média de 2.938 kg/ha, totalizando uma produção de 16 milhões de toneladas, número que, se confirmado, será o maior da história gaúcha.

De acordo com o secretário Ernani Polo, a promessa de uma grande safra este ano é muito estimulante para o RS: “Estamos prestes a ter mais uma safra recorde de soja, mais um grande exemplo da excelência de nossos produtores e seus esforços, que aliados ao uso de novos equipamentos e novas tecnologias tem dado um grande resultado ao campo e que celebramos aqui em Tupanciretâ. Ressalto ações recentes de governo que foram tomadas, no sentido de aumentar a produção. Na Expodireto, o governador Sartori assinou decreto que cria regras mais claras para armazenagem de água, um trabalho construído em conjunto com a secretaria da agricultura, do ambiente e de entidades, que visou dar celeridade aos processos. Da mesma forma, realizamos o Fórum Estadual de Conservação do Solo e da Água, onde apresentamos o programa Conservar para Produzir Melhor, que visa o aumento da produtividade com sustentabilidade a partir do manejo adequado do solo e da água. Temos todas as condições de ampliar nossa produção”, salientou.

Tupanciretã é o maior produtor de soja do Rio Grande do Sul, tendo colhido mais 390 mil toneladas na safra 2014. O Rio Grande do Sul é o terceiro maior produtor da Brasil, que é o segundo país na lista dos maiores produtores do grão em todo o mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí