Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

16/07
Colaboradores da Cotrisoja participam de Curso sobre Secagem e Armazenagem de Produtos Agrícolas

Colaboradores da Cotrisoja participam de Curso sobre Secagem e Armazenagem de Produtos Agrícolas

Nos dias 08, 09 e 10 de julho, uma turma de colaboradores da Cotrisoja participou do Curso sobre Secagem e Armazenagem de Produtos Agrícolas, ministrado pelo orientador Evandro Schäffer.

Schäfer explica que o objetivo deste tipo de curso é esclarecer dúvidas e orientar o recebimento, secagem e armazenagem de grãos. “Estas orientações vão servir para minimizar perdas no processo produtivo desde o recebimento, realização da analise correta e a partir deste momento, a seleção e o caminho a ser feito dentro da unidade, sempre visando reduzir perdas.”

As dicas repassadas durante os dias de treinamento também podem ser aplicadas nas propriedades. “Em algumas propriedades que possuem equipamentos como moegas, máquinas de limpeza, silos e secadores, os procedimentos são muito similares, é claro que na cooperativa em proporções bem maiores. O principal cuidado é na armazenagem, quando queremos guardar produtos dentro de silos, de armazéns, o objetivo é de que ele esteja o mais frio possível. Seco ele vai ter uma taxa de respiração menor e vai consumir menos peso e quando ele esta frio ele vai consumir menos peso ainda porque a taxa de respiração vai ser menor ainda e vai proporcionar maior peso final do produto, ou seja, menos perda possível. Este foi o enfoque do curso, reduzir perdas durante o processo produtivo para que no final calculado, saia no mínimo a mesma quantidade de soja que entrou na balança.”

Evandro destacou ainda a importância do uso corretos dos Equipamentos de Proteção Individual e procedimentos de prevenção de acidentes. “As unidades armazenadoras apresentam lugares muito propícios a riscos, lugares com profundidade como os poços de elevadores onde existe a concentração de gases, por exemplo. O trabalho de prevenção aos acidentes não para nunca, treinados os profissionais estarão aptos a executar atividades com mais segurança. Os acidentes acontecem principalmente por falta de percepção e informações dos trabalhadores sobre os riscos que estão sendo expostos ao exercerem certas atividades, por isso a importância que estar sempre reforçando estas informações.”

DSCF6366

DSCF6377

DSCF6378