Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

18/10
Chuva Sólida

Chuva Sólida

Consiste num um pó que espalhado no solo dos cultivos, pode fornecer água as plantas em até 40 dias. Diante da escassez de água em várias regiões, a chuva sólida pode ser a solução. Este invento pode armazenar e fornecer água as plantas por mais de um mês. Ele já é usado por agricultores argentinos, espanhol, francês, indianos, israelenses e russos.

A chuva sólida é um polímero biodegradável na forma de pó não-tóxico que é capaz de absorver 200 vezes o seu peso em água. Em contato com a água, o pó se converte em gel e pode armazenar a água por até 40 dias.

Os agricultores usam-no para armazenar a água da chuva e assim faze-lo como um método de irrigação. Espalha o pó no solo sob as suas culturas de modo a que quando chove o produto químico tornar-se gel e o líquido pode ser armazenado durante até seis semanas. São necessários 25 kg do produto para um hectare de cultivo.

Além disso, o sistema permite que os agricultores economizem até 80% dos custos, usando menos água, fertilizantes, energia elétrica e mão de obra.

Fonte: Desenvolvimento Rural