Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

22/09
Brasil não é o campeão em uso de defensivos agrícolas, alerta especialista

Brasil não é o campeão em uso de defensivos agrícolas, alerta especialista

Maior consumidor mundial de defensivos agrícolas, o Brasil não pode ser considerado campeão em uso de agroquímicos – não em quantidade aplicada por hectare, pelo menos. O alerta é feito pelo agrônomo Luiz Lonardoni Foloni, professor e pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Considerando o uso de químicos por unidade, Holanda e Japão são os maiores consumidores de defensivos em volume de ativo químico por hectare (veja na arte abaixo). No ranking de quantidade geral, os produtores brasileiros acabam sendo os primeiros pela vasta área de agricultura e pela quantidade de safras cultivadas de maneira sucessiva.

Enquanto países como os Estados Unidos têm apenas uma produção por ano, por conta do clima frio e temperado, o Brasil chega a fazer três safras no mesmo ciclo.Além disso, a agricultura tropical brasileira, ou seja, quente e úmida, favorece a proliferação de insetos e doenças nas lavouras – exigindo o uso maior de defensivos no volume acumulado.

02

Autor da obra “2,4-D: Uma Visão Geral”, lançada recentemente, o pesquisador da Unicamp tenta desmistificar a ciência usada na produção de cultivos. Um dos objetivos é mostrar que boa parte dos produtores brasileiros faz o manejo correto dos agroquímicos.

E o desafio, muito maior, é levar informação focada em boas práticas agrícolas a quem ainda não tem acesso. Na cruzada contra os defensivos agrícolas, a melhor alternativa é a educação.

Fonte: Zero Hora