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BENEFÍCIOS DE INCLUIR A SOJA NA ALIMENTAÇÃO HUMANA

BENEFÍCIOS DE INCLUIR A SOJA NA ALIMENTAÇÃO HUMANA

Ainda pouco consumida em larga escala, a soja está no cardápio, principalmente de veganos e vegetarianos. Muito nutritiva, deveria fazer parte da alimentação de todos nós. Entenda os motivos!

Em vários pratos preparados e na mesa de quem busca uma alimentação mais natural e saudável, seja incluindo na salada, consumindo leite vegetal ou até mesmo em hambúrguer. A soja e seus derivados estão presentes em diversas formas de consumo, e todas muito nutritivas.
Mas você sabe quais as vantagens de incluir a soja na alimentação humana? O grão é considerado uma grande fonte de proteína vegetal e ainda oferece vários benefícios à saúde de uma forma geral, como redução dos níveis do colesterol ruim, o LDL, manutenção da saúde óssea e também melhora a função intestinal por conter de fibras. Possui ainda, gorduras essenciais, como ômegas 3 e 6, e quantidades significativas de minerais, como cálcio, cobre, ferro, fósforo e zinco, e vitaminas do complexo B. Outro composto importante são as isoflavonas, que para as mulheres, ajudam na redução dos efeitos da menopausa, TPM e a perda da massa óssea. Possui compostos chamados ligninas, que têm ação antioxidante, protegendo as células do corpo contra os efeitos dos radicais livres. Por esse motivo, o uso de soja está associado à prevenção do câncer de mama, próstata e cólon. Ela ainda faz bem também para o coração, agindo da seguinte forma: sendo rica em fibras do tipo solúveis e insolúveis, reduzem a absorção de colesterol pelo organismo e acaba prevenindo o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. E para quem está no processo de dieta para emagrecer, ela também contribui nisso: a soja pode ajudar a regular os níveis de glicose no sangue, porque retarda a absorção do açúcar, ajudando a controlar a diabetes e ainda, a fibra e as proteínas presentes na soja ajudam a aumentar a sensação de saciedade, diminuindo o apetite e favorecendo a perda de peso.
O consumo pode ser de diferentes formas, seja em grãos utilizados em receitas, proteína de soja, leite de soja na composição de receitas, tofu, molho shoyo, carne de soja, farinha de soja e todas as adaptações que esses ingredientes permitem. E não há nenhuma contraindicação de consumir todos os dias, do café da manhã ao jantar.
Nutricionistas ressaltam que para ter benefícios consistentes à saude, o recomendado sempre é priorizar uma alimentação variada, com diversos grupos alimentares, não tendo exclusivamente um alimento como fonte principal de nutrientes, minerais e vitaminas, mas sim a inserção equilibrada que promova o funcionamento do organismo e prevenção de doenças.