Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

23/05
Associado Cotrisoja é campeão brasileiro em produtividade de milho 2022

Associado Cotrisoja é campeão brasileiro em produtividade de milho 2022

    Valdir Jacoby, associado da Cotrisoja, unidade de Linha Floresta – Selbach/RS, participou do primeiro concurso de produtividade de milho, mais conhecido como Getap. Concurso que visa fomentar a produtividade através da disseminação de conhecimento, do campo à indústria, tendo sempre como guia a sustentabilidade, a inovação e a ciência.
” O sentimento de satisfação, orgulho, gratidão e realização profissional é muito grande, por uma conquista tão expressiva, sendo a nível nacional. De certa forma estou surpreso pela conquista. Mas por outro lado estou consciente que é resultado de muito TRABALHO, PLANEJAMENTO, DEDICAÇÃO, e INVESTIMENTO DIFERENCIADO. Penso que nunca, uma ou duas medidas isoladas constroem um resultado significativo. É sempre um conjunto de fatores que determinam os resultados. Considero que um dos fatores importantes para alcançar altas produtividades é a rotação de culturas. É necessário planejamento antecipado, com no mínimo um ano de antecedência para que permita fazer os devidos manejos de solo e definir estratégias de controle de invasoras. É bom estipular metas de produtividade a alcançar, para ajustar a demanda de nutrientes de cada cultura. Gostaria de ressaltar o acompanhamento periódico após a implantação da cultura, acredito muita nas novas tecnologias e na evolução constante. Destacar o relevante trabalho de ter uma boa assistência técnica e consultoria da equipe Cotrisoja, como também as empresas parceiras Bayer e sementes Agroceres que são parceiras da nossa cooperativa que sempre estiveram à disposição. Mas afinal, apesar de termos sido atingidos por uma estiagem histórica, consegui atender a demanda de água da cultura e contudo a necessidade nutricional também. O clima colaborou na implantação do milho, que germinou muito bem e ficou com um estande perfeito, apesar do calor intenso durante o dia, tivemos também várias noites frescas que contribuíram. A irrigação apenas é um complemento para o deficit hídrico, os demais fatores climáticos continuam interferindo da mesma forma como na lavoura do sequeiro. Constatei que ainda temos muito para aprender, pois cada ano é um novo desafio. Agradeço a todos que me ajudaram a ter esse belo resultado!” –  destaca Valdir Jacoby, após saber que foi o campeão brasileiro em produtividade de milho 2022 na categoria irrigado.
O resultado de produtividade foi de 303 sc/ha utilizando o híbrido AG 9021 PRO3  e com o atendimento da assistência técnica e consultoria da equipe Cotrisoja, realizou o manejo da seguinte forma:
– Hibrido da Sementes Agroceres: AG 9021 PRO3:População 80.000 plantas; Semeadura 30 e 31 de agosto de 2021; Espaçamento entrelinhas 47 cm.
– Dessecação: Cobertura Aveia + Ervilhaca; Select One Pack 1 L/ha; Roundup WG 1,5 kg/ ha + U46-Prime 1,5 L/ha
– Inoculação via sulco de semeadura: Biomax Azum – Adubação: Adubação de base: Yara Mila 13-24-12 412 kg/ha Cobertura: Kcl 340 kg/ha; Ureia (45-00-00) 200 kg/ha; MPastoNitro (46-00-00) 140 kg/ha; Sulfammo (22-00-00) 235 kg/ha
– Herbicida Pós: Primatop 7 L/ha; Roundup WG 1 kg/ha;
– Inseticidas: Curbix 0,75 L/ha; Lannate 1 L/ha; Connect 1 L/ha + Bovéria-Turbo 0,5 kg/ha – Nutricional: Progen Detox 0,5 L/ha; YaraVita Grãos 0,6 L/ha; Fertiactyl GZ 1 L/ha
– Fungicida aéreo: Naft 50 mL/ha; Fox Xpro 0,5 L/ha; Aureo 0,25 L/ha

A Cotrisoja parabeniza o associado Valdir Jacoby e família pelo resultado que obtiveram no Getap, fruto de muita dedicação e trabalho para alcançar essa conquista.