Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

13/01
Aquecimento global é o grande desafio da agricultura

Aquecimento global é o grande desafio da agricultura

O aquecimento global é um dos grandes desafios que o Brasil e o mundo enfrentam hoje e impactará na agricultura de várias formas e escalas, algumas positivas e outras negativas. O alerta é do gerente de Desenvolvimento de Mercado Daniel Meyer, da Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS). Segundo ele, entre os principais perigos está o aparecimento de condições meteorológicas cada vez mais incertas e extremas.

“Por exemplo, temperaturas mais elevadas aumentam a energia do sistema climático planetário, intensificando as secas e catalisando incêndios florestais, mas também criam tempestades e chuvas mais pesadas, tornando-as potencialmente mais destrutivas, trazendo perdas e custos para o produtor rural”, diz Meyer.

As consequências no Brasil têm sido temperaturas mais elevadas no Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste e uma situação de calamidade no sul, causada pelas intensas e constantes chuvas.

A notícia boa é que, de acordo com o gerente da RTRS, ao longo da sua história a agricultura sempre foi submetida aos perigos climáticos, mas mesmo assim conseguiu evoluir. De tal modo, o impacto do aquecimento global vai depender do próprio “choque” e a resiliência do sistema produtivo em questão. Reduzir a vulnerabilidade dos nossos sistemas agroalimentares e reforçar a sua capacidade de adaptação será uma tarefa essencial para qualquer política de desenvolvimento agrícola.

Fonte: SNA – Sociedade Nacional de Agricultura