Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

27/06
Alunos do projeto Cidade Visita o Campo, conhecem a Cotrisoja

Alunos do projeto Cidade Visita o Campo, conhecem a Cotrisoja

Um grupo de estudantes formado por alunos das escolas municipais de Tapera, Francisca Cerutti, Presidente Costa e Silva e João Batista Mocelin, esteve visitando a matriz da Cooperativa Cotrisoja, na tarde da última segunda-feira, dia 25. O passeio fez parte da programação alusiva ao projeto A Cidade Visita o Campo, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Tapera, Secretarias de Desenvolvimento e Educação, Cultura, Desporto e Lazer e Emater.

De acordo com o site da prefeitura de Tapera, o projeto tem como objetivo valorizar o trabalho desenvolvido no meio rural e o homem do campo. Além de empresas e cooperativas, os jovens têm a oportunidade de visitar propriedades rurais e conhecer o cultivo de hortaliças, a importância da alimentação saudável, a produção caseira de chás, verduras e frutas, além do processo pelo qual passam os grãos, a madeira e a borracha até se transformarem em tecido, móveis e pneus. O intuito é mostrar tudo o que o campo oferece.

Durante a visita à Cotrisoja, os estudantes foram recebidos pelo vice-presidente da Cooperativa, Carlos Alberto Nienow, e o gerente da unidade em Tapera, Cristiano Scher. O secretário municipal, Renato Luiz Cassol e os extensionistas da Emater, Jair Ross e Catiéli Klein acompanharam a atividade.

Para dar início as atividades, o diretor comercial Tiago Seibel fez uma breve descrição sobre o mercado de grão e a produção nos municípios onde a Cotrisoja atua. O Vice-Presidente, parabenizou o grupo pela participação e destacou que cada um deve batalhar por seus objetivos: “Acredito muito no estudo e nas oportunidades”.

O prefeito de Tapera, Volmar Helmut Kuhn, participou do encontro e destacou a importância do projeto: “A nossa região é basicamente agrícola e todos vocês têm ligação ou conhecem alguém que trabalhe na agricultura. EsTe projeto oportuniza que vocês jovens, visualizem os setores e aprendam um pouco de cada etapa do processo, desde o plantio dos grãos até a comercialização”.

Para o extensionista da Emater, Jair Ross, é importante entender que o comércio também é influenciado pelo mercado agrícola: “Na nossa região, se o mercado de grãos está bem, o agricultor compra mais e o comércio vende mais”.

Acompanhados de professores e diretores, os estudantes conheceram a fábrica de rações, que atualmente produz cerca de quatro mil toneladas de ração por mês. Eles visualizaram o espaço onde a ração é ensacada, armazenada e como é feito o transporte até chegar no produtor.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação Cotrisoja
Colaboração: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Tapera