Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

23/11
Agricultores gaúchos investem mais em fertilizantes

Agricultores gaúchos investem mais em fertilizantes

Volume cresceu 10,6% nos primeiros sete meses do ano em relação a igual período do ano passado

Nem o custo maior do frete inibiu os agricultores gaúchos a investirem mais em fertilizantes. Dados da Associação Nacional para a Difusão de Adubos (Anda) mostram que, de janeiro a setembro, foram distribuídos para produtores do Estado 2,91 milhões de toneladas, volume recorde e 10,6% acima do mesmo intervalo de 2015.

O presidente do Sindicato da Indústria de Adubos do Rio Grande do Sul (Siargs), Maicon Cossa, avalia que a situação é reflexo de melhora na relação de troca entre os grãos e os fertilizantes:

– No geral, milho, soja e arroz estão com boas cotações. E o custo dos fertilizantes, em dólar teve redução de 2015 para 2016 – explica Cossa.

21775393

A exportação de soja bem mais lenta no segundo semestre fez subir o preço do frete. Isso porque, se existem menos caminhões viajando do Interior rumo ao porto de Rio Grande para levar o grão, é menor a oferta de transporte para o trajeto de volta. Isso elevou o preço do serviço entre 20% e 25%, diz Cossa. O frete representa entre 8% e 10% do custo total dos produtores com fertilizantes.

Outras duas situações tornaram o transporte mais escasso. A quebra da safrinha de milho em outras regiões do país que também escoam parte da produção por Rio Grande e, na perna de volta do trajeto, importações também de milho, que dispararam ao longo de 2016.

Como no Estado, o volume de fertilizantes distribuídos no país no ano é recorde. Até setembro, chegou a 22,4 milhões de toneladas.

Fonte: Zero Hora