Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

10/11
Ações de cuidado com a saúde do homem são destaque na Cotrisoja  durante o Novembro Azul

Ações de cuidado com a saúde do homem são destaque na Cotrisoja durante o Novembro Azul

Depois de o mês de outubro ser marcado pela campanha de mobilização para prevenção do câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, o mês de novembro é dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. A Cotrisoja em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), disponibilizou gratuitamente aos colaboradores acima de 40 anos o exame de PSA, usado como ferramenta para o diagnóstico da presença de câncer de próstata.

De acordo com o Médico do Trabalho da Cotrisoja, Cláudio Ivar Steffens, além do PSA e Toque, outros exames como o de sangue, verificação de pressão e colonoscopia são indicados como forma de diagnosticar precocemente algumas doenças. “Esses cuidados como diminuir o cigarro, fazer exercícios e ter uma alimentação saudável, associados a realização de exames periódicos, são uma forma de prevenção para não termos problemas mais tarde. Nem sempre é possível fazermos tudo mas, devemos fazer o máximo que pudermos.” O médico destacou ainda que apesar de o mês ser dedicado à saúde do homem, a prevenção e o diagnóstico precoce são válidos para homens e mulheres. “A colonoscopia, por exemplo, é realizada na maioria das vezes por homens, porém é indicado para as mulheres também. Portanto o meu recado neste mês azul é o seguinte: homens, incentivem suas companheiras a se cuidarem também.”

O atual Presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Walter Rollwagen Neto também comenta sobre a importância da ação realizada na Cooperativa. “Esta foi mais uma oportunidade que tivemos de demonstrar o quanto a Cotrisoja se preocupa com a saúde e o bem-estar de seus colaboradores. Foi uma maneira de reforçar a importância quanto ao exame preventivo”, destacou.

Novembro Azul

Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado para a conscientização a respeito do câncer da próstata. Esta iniciativa tem como objetivo a sensibilização dos homens para a importância do diagnóstico precoce do câncer da próstata. O Movember, como também é conhecido, surgiu na Austrália em 2003, embalado pelas comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado em 17 de novembro.

Segunda dados do INCA – Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

Ouça a entrevista completa com o Médico Cláudio Ivar Steffens sobre os cuidados com a saúde do homem no link: