Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

15/02
Aberta oficialmente a colheita de milho no RS durante evento em Condor

Aberta oficialmente a colheita de milho no RS durante evento em Condor

Mesmo com projeção de redução da área plantada os produtores de milho do Rio Grande do Sul estão otimistas com a safra 2015/2016. O motivo é a boa produtividade e o ótimo preço de mercado, decorrência da alta do dólar impulsionando as exportações – e baixa disponibilidade do produto no mercado, o que tem acarretado problemas de abastecimento para setores como avicultura, suinocultura e cadeia leiteira que utilizam o grão como principal fonte de alimento.

Nessa sexta-feira, 12, durante a abertura oficial da Colheita do Milho, no município de Condor, o secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação Ernani Polo, juntamente com o Governador José Ivo Sartori, destacou a importância de ampliar a área da cultura, tanto para aumento de produção do cereal, quanto para a conservação e o melhoramento da fertilidade do solo.

No final do ano passado lançamos o programa Conservar para Produzir Melhor, com objetivo de melhorarmos a qualidade de nosso solo através de manejo e boas praticas de conservação, e nesse sentido o milho tem papel fundamental na rotação de culturas pelo seu sistema radicular, diz. Ernani também lembrou a importância da irrigação para melhorar a produção devido ao alto risco climático do estado. Nesse sentido juntamente com a secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Ana Pellini estamos trabalhando para desburocratizar e facilitar a armazenagem de água, dando mais agilidade no processo de licenciamento ambiental, disse.

Conforme o Informativo Conjuntural da Emater e da Câmara Setorial do Milho da Seapi, a colheita chega a 30% da área plantada no RS. As produtividades alcançadas estão acima das médias projetadas chegam até a 10 mil kg/ hectare, em alguns casos e a alta dos preços, entre R$ 30,00 e R$ 40,00 a saca, vêm surpreendendo os produtores. Na safra passada foram colhidos cerca de 6,2 milhões de toneladas do grão no estado.

A quinta edição da Abertura Oficial da Colheita do Milho no Rio Grande do Sul aconteceu na propriedade da família Costa Beber, na Linha Pontão dos Buenos, e contou com a presença do governador José Ivo Sartori, do presidente da Associação dos Produtores de Milho no RS (Apromilho), Claudio de Jesus, do prefeito de Condor, José Francisco Cândido, a presidente da Assembleia Legislativa, Silvana Covatti, entre outras lideranças do setor e autoridades.

Fonte: Rádio Progresso