Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

26/06
A hora do nitrogênio no seu trigo

A hora do nitrogênio no seu trigo

Dentre as tecnologias recomendadas nos cereais de inverno, destaca-se a adubação nitrogenada. Esta técnica é recomendada em função do teor de matéria orgânica dos solos, a produção que se deseja obter, textura e cultivo anterior.

Existem várias fontes de nitrogênio no mercado, onde a uréia é a mais comercializada e utilizada nas culturas. A uréia possui a concentração de nitrogênio (45%). Outros produtos também são utilizados em aplicações na região da abrangência da Cotrisoja, como por exemplo o SulfammoMeta (Timac Agro) e YaraBela (Yara). Estes dois, possuem em sua formulação diferentes fontes de nitrogênio e aplicação da uréia, além de serem produtos desenvolvidos para inibir as perdas do nitrogênio nas culturas, onde a uréia quando não bem aplicada, volatiliza e/ou ocorre a lixiviação tendo até 80 % de perdas. Já o SulfammoMeta e YaraBela podem ser aplicados no seco, que não sofrerão perdas por volatilização, temos trabalhos aqui na Cotrisoja que comprovam isto.

A aplicação da adubação nitrogenada acontece em pequenas doses quando do plantio e de doses maiores em cobertura aplicando entre 20 a 40 dias após a emergência dos cereais.

As doses variam muito de acordo com o teor de matéria orgânica dos solos e a produção que se desejar obter, sendo esses os dois fatores que influenciam diretamente na dosagem. Alertamos que quando se deseja obter a máxima produtividade da cultura precisamos aplicar mais nitrogênio e isso poderá acarreta a utilização de redutores de crescimento, impedindo que ocorra o acamamento da cultura gerando prejuízos. A dose a ser utilizada deve ser sempre bem estudada e consultar sempre um técnico e/ou Engenheiro Agrônomo para melhores esclarecimentos das dosagens e fertilizantes a utilizar.

Gerson Kuffel – Gerente Unidade Regional Tapera e Coordenador Depagro

9548f3160b61e6730dc7559441b166fb