Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

06/09
9º Encontro da Mulher Cotrisoja destaca a força feminina no cooperativismo

9º Encontro da Mulher Cotrisoja destaca a força feminina no cooperativismo

A associada Neida Lammers, da unidade de Lagoa dos Três Cantos, que atua com a produção de leite e lavoura na propriedade da família, esteve entre as mais de 1300 participantes do Encontro da Mulher Cotrisoja, realizado ontem (05), na Associação de Funcionários da Cotrisoja, em Tapera. A iniciativa que tem como objetivo valorizar e fortalecer a participação da mulher nas ações da Cooperativa, contou com uma programação especial incluindo palestra, apresentação cultural e distribuição de brindes.

Neida conta que sempre participa dos Encontros, para ela é uma oportunidade de conhecimento, integração, troca de experiências, novas amizades e motivação. “Foi uma tarde maravilhosa, a energia que sentimos aqui e que o palestrante conseguiu transmitir para nós, foi de alto nível. A escolha do tema também foi muito assertiva, pois a mulher do campo batalha muito, precisa de muita força e fé para estar sempre de bem para trabalhar com a família, na propriedade e também dentro da sua Cooperativa que é a Cotrisoja.

Integrante do Comitê a Força da Mulher Cotrisoja, implantado há um ano na Cooperativa, a associada comenta a importância de ter novamente a participação das mulheres na liderança da Cotrisoja. “Está de parabéns a equipe que teve a iniciativa de retomar a liderança feminina. Hoje volto renovada para minha casa e comunidade, com muita vontade de liderar e chamar mais pessoas para participarem da Cotrisoja.”

Um novo olhar sobre liderança

Durante o evento, uma das Coordenadoras do Projeto “Comitê a Força da Mulher Cotrisoja”, Eunice Portela, fez uso da palavra destacando a importância do projeto e a participação das integrantes no evento: “A mulher exerce função importante na família, na cooperativa e na comunidade e, por isso, a abordagem de temas desta natureza é essencial para aperfeiçoar o conhecimento e fortalecer o papel de líder. O Comitê A Força da Mulher Cotrisoja é composto por um grupo de mulheres, esposas dos líderes que representam a força feminina cooperativista, com o objetivo de aumentar a participação efetiva das mulheres agricultoras rurais na cooperativa e ampliar os trabalhos voltados a esse público junto ao quadro social.”

A programação

Ela é bonita e elegante, mas tem o coração de guerreira e luta sem medo por quem ama. Ela é poderosa porque é mulher.” Assim teve início a 9ª edição do maior evento promovido pela Cooperativa. Após a apresentação dos vídeos sobre a família e o institucional da Cotrisoja, mais uma vez o Coral Municipal de Tapera, A união Faz a Vida, entoou canções que emocionaram o público.

O Presidente do Conselho de Administração da Cotrisoja, Adriano José Borghetti, deu boas vindas às presentes e destacou que a crescente participação das mulheres se deve a credibilidade da Cooperativa, que está cada vez mais presente no dia a dia dos produtores da região de abrangência da Cooperativa. “Em 2015 entrei como Presidente do Conselho de Administração da Cotrisoja e fico muito feliz e realizado ao ver o crescimento em participação a cada Encontro da Mulher Cotrisoja. Isso prova que estamos aumentando nossa credibilidade a cada ano. As mulheres têm um papel fundamental para o futuro da Cooperativa e das propriedades. Com essa energia e cooperação de todas vocês podemos construir uma Cotrisoja ainda mais forte e garantir um futuro seguro para nossos filhos e netos. Nesta tarde convidamos as mulheres a pensarem em si, na sua autoestima e renovar a sua alegria.” O Presidente ainda destacou a participação das colaboradoras para o sucesso do evento e convidou todas as organizadoras 9º Encontro da Mulher Cotrisoja para se posicionarem a frente do palco e receberem uma calorosa salva de palmas.

Bayer: apoiadora do evento

O Engenheiro Agronômico e Representante Técnico de Vendas da Bayer, empresa apoiadora do 9º Encontro da Mulher Cotrisoja, Jonis Gelain, falou sobre o objetivo da empresa em apoiar o evento. “A missão da Bayer é fazer ciência para uma vida melhor. Da mesma forma, nosso intuito aqui hoje é promover junto com a Cotrisoja, nossa parceira há mais de 30 anos, um pouco mais de conhecimento, confraternização e alegria para os associados, hoje especificamente para as mulheres, já que o encontro que é realizado especialmente para elas.”

A programação incluiu ainda a palestra Força, Amor e Fé, ministrada pelo Mágico e Especialista em Motivação Humana, Sandro Libardoni. “Minha missão de vida é tocar o coração das pessoas, transformar a vida delas. Muitas vezes vivemos na correria do dia a dia e esquecemos que são justamente os detalhes que fazem a diferença. Hoje estou trazendo o tema Mulher: força, amor e fé, que são ingredientes para a uma vida feliz, uma vida extraordinária. Particularmente sou apaixonado por cooperativas, sei a importância destas organizações nas regiões onde atuam, pois onde há uma cooperativa podemos ver que tudo é mais organizado, pois a cooperativa se preocupa com o todo, com os jovens, as mulheres, a família. Parabéns Cotrisoja por ter essa visão de crescimento, de empreendedorismo, de futuro e por esse evento maravilhoso que realizam a cada ano.”

Encerramento

O encerramento do evento aconteceu com a fala do Vice-Presidente do Conselho de Administração, Hermes Leonardo Pedersen. Segundo ele, atualmente a liderança está cada vez mais feminina: “Estamos de saber ser multifuncional, detalhista, no sentido de se engajar e estar junto, participando, essas são qualidades extremamente femininas. Acreditamos que o Encontro da Mulher Cotrisoja, entre tantos eventos que a Cooperativa propõe, tem marcado positivamente a vida das mulheres que compõem a grande família Cotrisoja, justamente por ser momento onde o foco é a mulher associada, esposa ou filhas de associados. Este é um momento que a Cotrisoja criou para a mulher por entendermos o quanto é importante a sua participação na vida da Cooperativa e na propriedade, na família e sociedade. Para a Cooperativa a participação da mulher é fundamental. Com seu olhar refinado faz com que a saúde da Cooperativa possa estar sempre melhor e que tenha vida longa. Obrigado, mulheres por acreditarem em seu potencial, vocês fazem a diferença.”

Após o encerramento as participantes receberam um kit de lanche e brindes.

Trajetória de sucesso

Reconhecido por reunir um número expressivo de mulheres, o Encontro da Mulher Cotrisoja surgiu no ano de 2008, com a participação de 150 associadas. A cada ano, o encontro inova na programação das atividades e cresce em número de participantes. Os destaques das programações sempre estiveram voltados aos diferentes papéis que as mulheres desempenham na família, na Cooperativa, no cooperativismo e na sociedade, além de outras temáticas importantes como saúde e qualidade de vida.

Márcia Prediger, uma das idealizadoras do evento, relembra com orgulho a trajetória de sucesso. “Há nove anos, a ideia do Encontro surgiu através de uma conversa entre colegas, na oportunidade expliquei o que acontecia quando eu visitava as propriedades para convidar os produtores para palestras e Dias de Campo. As esposas e filhas destes associados sempre perguntavam quando seria realizado um evento destinado a elas. Formamos um grupo de colaboradoras e apresentamos o projeto de valorização do público feminino, destacando o quanto era importante trazer a mulher pra dentro da Cooperativa, afinal as mulheres têm influência direta nas decisões dos negócios das propriedades. É com orgulho que a cada ano reunimos um número maior de participantes. No primeiro encontro, tivemos a participação de 150 mulheres, e hoje foram mais de 1300 associadas que fizeram mais uma vez deste evento um sucesso absoluto.”