Notícias Cotrisoja

Fique por dentro do que acontece no mercado agrícola regional, nacional e internacional

05/06
2ª edição do programa Sustentabilidade Eu Curto! Cotrisoja nas Escolas é sucesso absoluto

2ª edição do programa Sustentabilidade Eu Curto! Cotrisoja nas Escolas é sucesso absoluto

Referência sobre paternidade e inovação no país, o palestrante Marcos Piangers comandou nesta manhã, uma plateia composta por mais de 1300 jovens com idades entre 11 e 14 anos. Alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado hoje (05), a segunda edição do evento Sustentabilidade Eu Curto! Cotrisoja nas Escolas, realizado em parceria com prefeituras municipais da área de atuação da Cooperativa, teve como objetivo sensibilizar os jovens sobre a valorização da vida e o cooperativismo como forma de preservação do meio ambiente.

Os impactos negativos que o homem provoca na natureza são cada vez mais evidentes. O acúmulo de resíduos sólidos, a poluição e a diminuição da biodiversidade são exemplos dos problemas ambientais gerados pela ação do homem. Atualmente, sustentabilidade é uma das palavras mais utilizadas quando se fala em meio ambiente. Sustentabilidade aliás, faz parte da Cotrisoja, pois a Cooperativa da Família tem como objetivo oportunizar aos clientes e associados serviços de qualidade para o desenvolvimento sustentável do agronegócio.

De forma geral, podemos dizer que sustentabilidade é a capacidade de manter-se. É a ideia de utilizar a natureza para atender as necessidades da sociedade sem comprometer as gerações futuras, de modo que elas também possam utilizar os meios naturais. O desenvolvimento sustentável necessita de planejamento e da participação de todas as esferas da população. Dessa forma, a Cotrisoja, como uma cooperativa que preza por uma educação de qualidade, também trabalha em prol da conscientização sobre a importância da preservação do meio onde vivemos. Ao dar boas vindas aos participantes do evento, o Presidente do Conselho de Administração Adriano Borghetti reforçou a relevancia do cooperativismo na luta pela preservação do meio ambiente. “Precisamos entender que com pequenos gestos, cuidando e respeitando o meio ambiente, fazemos a diferença. Nesse sentido, a cooperativa tem o apoio dos municípios onde atua e quer cada vez mais jovens, associados, mulheres, unidos em prol da cooperação. O cooperativismo faz a diferença, então precisamos entender e levar essa mensagem para casa, de que a união tem um sentido positivo e que unidos vamos superar os desafios do dia a dia.”

O Coral A União Faz a Vida, consolidou a parceria com a Cotrisoja e encantou os presentes, desta vez com a apresentação das músicas “Single Coral’ e ”Trem Bala.”

Diego Baroni Guterres, Especialista Agronômico, apresentou algumas curiosidades e a história da Yara Brasil Ferlilizantes S.A, patrocinadora do evento. “No vocabulário viking, Yara significa “bom ano, boa colheita”. A nossa empresa tem como missão alimentar o mundo, proteger o planeta terra de forma responsável. E a nossa visão é de uma sociedade colaborativa, um mundo sem fome e o planeta respeitado.”

Antes de chamar ao palco a atração principal do evento, a cantora Stela Marys animou a plateia entoando a música Despacito, a canção mais ouvida do momento.

Marcos Piangers, que já chegou agitando a garotada, apresentou a palestra Dentro da Caixa, fora da caixa. “Apresentamos para esses jovens os temas cooperação e sustentabilidade. Falamos em como o mundo está se transformando e como os jovens têm um papel fundamental nessa transformação, como eles têm papel fundamental na construção de uma nova sociedade. Estamos sendo muito impactados pelas mudanças tecnológicas. Essas mudanças mudam também a forma como pensamos e produzimos, muda a forma como nos relacionamos. Então eu trouxe uma pitada de reflexão para estes jovens.”

Sobre a iniciativa da Cotrisoja, Piangers destacou a importância do trabalho voltado aos jovens. “Quando você conversa com jovens você está fazendo um papel social, está entregando valor para uma juventude que precisa de direcionamento. Cooperativas são um formato muito interessante de produção de riquezas para o país. Sempre que me envolvo com cooperativas fico feliz porque eu vejo que toda a produção acaba retornando para a região. A Cotrisoja está gerando riqueza para a região, que acaba ficando mais rica, mais educada, mais cultural, especialmente para uma cidade que preza pela cultura como Tapera.”

Para finalizar, o Presidente Adriano fez um agradecimento aos colaboradores envolvidos e que possibilitaram a realização do evento. Em nome do Conselho de Administração, agradecemos a todos os colaboradores da grande Família Cotrisoja, que fazem a diferença todos os dias em suas atividades. Neste dia tão especial, vivenciamos a 2ª Edição do Programa Sustentabilidade Eu Curto Cotrisoja nas Escolas. Esse momento tão especial, maravilhoso e de sucesso foi possível graças ao envolvimento e a cooperação de cada um. Agradecemos especialmente aqueles que ajudaram na organização desse evento, aos que estiveram hoje envolvidos na condução do programa, e aos que ficaram em seus setores permitindo a normalidade das atividades da Cotrisoja, a Cooperativa da Família.”

O evento sustentabilidade na escola foi muito importante para mim. Tive a oportunidade de prestigiar o Marcos Piangers pela segunda vez. Gostei muito da história de sua experiência com a família.” Karen Nayara Durigon – 9º ano – Escola Dionísio Lothário Chassot – Tapera.

Assista a entrevista com o palestrante Marcos Piangers